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Encontro Internacional pelo 4º Centenário

de Nascimento do P. Antônio Vieira – CELP – USP - 2008

 

UNIDADE  E DIVERSIDADE

NA OBRA DE VIEIRA

 

EIXOS ARTICULADORES DE SEU DISCURSO

                                                 José Jorge Peralta

             

(Texto Resumido)

DIMENSÃO DO TEMA

1.      Introdução

            Neste trabalho iremos lançar um olhar sobre Vieira e sua obra. Este é um olhar crítico de quem olha este autor com profundo respeito e admiração. É um olhar de quem vê em Vieira um paradigma de competência, criatividade, seriedade e humanismo.

Este é um estudo feito a partir de uma perspectiva semiótica. Abordamos Vieira em sua intertextualidade, buscando detectar os eixos articuladores de seus discursos.

            Vemos no Sermão da Sexagésima a gênese articuladora de toda a sua obra que terá a grande síntese na Clavis Prophetarum.

            Olhamos Vieira como exímio pensador e como um reformador social, que busca a implantação do Reino de Cristo na Terra, com justiça e  liberdade, consciência cidadã e responsabilidade social; com uma visão de mundo grandiosa em suas perspectivas.

            Vieira seguiu sempre um consistente princípio único, articulador de toda a sua diversidade. Nele não há antagonismo, na visão de céu e terra. Há muitos paradoxos que desafiam os pensamentos lineares e provocam nossa competência de articular “conflitos”. Há intercomplementariedade.

Por isso ele disse, nos Açores, que prega “com os olhos no céu, com os olhos na terra e com os olhos no Evangelho”.

Este olhar deu unidade a toda a sua vida e a toda a sua obra. Neste trabalho procuramos detectar essa unidade, na diversidade da vida e da obra do grande Vieira, em todo o  seu legado à humanidade.

2. Vieira na História – Seu Legado

 

Antônio Vieira ocupa um lugar privilegiado entre os agentes mais destacados da história de Portugal, do Brasil e do mundo. Foi um homem que marcou presença indelével,  em todo século XVII, com reflexos perenes na posteridade.

Viveu intensamente nos seus 90 (noventa) anos de vida. Aos 16 (dezesseis) anos já estava atuando. Teve uma vida de alta produtividade. Legou à posteridade um patrimônio riquíssimo em sabedoria, experiência e muitas interrogações. Preparou esse patrimônio com plena consciência e muito devotamento ao seu povo e à humanidade. Em Vieira encontramos muita ciência, muita experiência e grande sabedoria e visão social.

 

II – VIEIRA MÚLTIPLO

 

1. Um Homem de muitas Competências

 

Foi um homem complexo que soube exercer sua missão de cidadão, em diversos campos da atividade humana. Foi um homem de muitas competências e de uma personalidade integra. Foi um homem de um só rosto e de uma só palavra. Foi um homem coerente e firme.

Produziu uma obra múltipla:

- Foi orador genial, considerado  o Príncipe dos Oradores  evangélicos da Igreja, ao lado do grande São João Crisóstomo, de S. Paulo, de Boussuet, Santo Antônio de Lisboa/Pádua, entre outros;

- Foi religioso da Companhia de Jesus, dedicado aos compromissos de sua Instituição e à evangelização dos povos;

- Foi um conselheiro real da Corte de Lisboa;

- Foi diplomata, atuando em missões por diversos países da Europa, onde foi negociar, os interesses de seu país;

- Foi Teólogo e Filósofo , intérprete das Sagradas Escrituras e das doutrinas dos grandes filósofos e teólogos, co destaque para Agostinho de Hipona, Cêneca, Platão, etc.

- Foi Professor de Filosofia, Teologia e Retórica, em Recife e em Salvador da Bahia;

- Foi um sagaz Estrategista propondo alternativas para a solução de problemas e tomadas de decisão;

- Foi um grande Escritor e um  primoroso Artista da Língua Portuguesa, a ponto de ser chamado, por Fernando Pessoa, o Imperador da Língua Portuguesa;

O Bispo de Viseu D. Francisco Alexandre Lobo (Séc. XIX), diz de Vieira:

Nenhum povo possui jamais, nas obras de um só homem tão rico e tão escolhido tesouro de sua própria língua, como nós possuímos deste notável jesuíta.”

(D. Francisco A. Lobo – Discurso Histórico e Crítico p. 129)

- Foi missionário intrépido e dedicado também nas Missões da Amazônia e da Bahia. Foi grande estrategista. Trabalhou 5 (cinco) anos nas Missões da Bahia, na década de 1620 e trabalhou nas Missões da Amazônia 9 (nove) anos, na década de 1650. Estas consideram-se as mais extensas e densas missões da História da Igreja(a conferir). Atendeu milhões de índios, em um território imenso, cheio de terríveis dificuldades, computando também as dezenas de línguas diferentes que os jesuítas precisavam aprender para se comunicarem.

Ver Sermão do Espírito Santo e Sermão da Epifânia. Ver também:

 Perfil de Vieira” in www.vieira400anos.com.br/perfil.

 

2.      Vieira e Pessoa

 

Vieira foi múltiplo como Fernando Pessoa, mas sem heterônimos. Enquanto Pessoa foi múltiplo literariamente, Vieira já foi múltiplo na vida prática.

 

3. Vieira Peregrino

 

Vieira foi ainda um grande peregrino, pela Europa (Atlântico, mar Mediterrâneo e Mares do Norte) e por diversos países (Portugal, Itália, França, Holanda, Inglaterra, Espanha).

Percorreu muitos milhares léguas a pé e de canoa, por nosso grandes rios do nordeste e da Amazônia.

 

4. Sermões Pregados/Escritos e Cartas

 

            Vieira pregou milhares de Sermões. Legou-nos 210 (duzentos e dez)(?) escritos e alguns somente alinhavados. Alguns de seus Sermões são apreciados entre os sermões mais veementes que se ouviram em púlpito cristão.

Escreveu mais de 700 (setecentas) Cartas e muitos textos políticos,  estratégicos e normativos.

Vieira foi de uma produtividade incrível. Foi muito fértil.

 

5. Clavis Prophetarum

A Obra Máxima – A Grande Síntese

 

Escreveu também a Clavis Prophetarum (Chave dos Profetas), considerada sua obra máxima. Clavis Prophetarum, para ele, era superior a tudo o que fez em toda a sua vida.

Na Clavis Prophetarum, Vieira coloca toda a experiência acumulada em sua longa e múltipla existência. São setenta (70) anos de vivência, reflexão e produção.

Foi como uma grande síntese.

Diante desse rápido inventário, fica claro que estamos diante de um homem e de uma obra de grande complexidade: um homem múltiplo, com uma obra múltipla.

 

 

III – A UNIDADE NA DIVERSIDADE

EIXOS ARTICULADORES

 

1. Eixos Articuladores e força Motriz

 

Diante de tão grande diversidade resta-nos saber se é possível encontrar alguns elos que possam detectar alguma unidade em tudo o que Vieira fez.

Precisamos encontrar os eixos articuladores de toda a sua obra e as suas forças motrizes que a gestaram e impeliram. Precisamos se possível, buscar os grandes paradigmas que sobressaem em seus escritos.

Depois de uma longa e atenta busca, verificamos que algum de seus paradigmas reiterados em Sermões e Cartas, são:

a dignidade humana , a liberdade, a responsabilidade, a justiça, a qualidade de vida e bem-estar, a defesa dos excluídos e trabalhos de inclusão, a auto- realização pessoal e social das pessoas, a sabedoria e a consciência, etc, sempre numa cosmovisão e profundamente humanista e cristã.

Depois: combate sem trégua a ganância, a violência, a pusilanimidade/omissão, a ignorância, a escravidão, a discriminação, etc, etc.

 

 

2. Conceito de evangelização - Conscientização

 

Vimos que Vieira chamava a todos esses paradigmas: evangelização.

Vimos que, como Sócrates, Vieira quer que as pessoas sejam conscientes para não serem  levadas e lesadas  por sofismas que trapaceiam fazendo das pessoas objetos de interesses escusos...

 

3. A Maiêutica Socrática

 

Por isso a interrogação é uma constante em seus Sermões. Há, em Vieira, a maiêutica socrática sempre patente nos seus discursos, em molde próprio.

Compulsando os Sermões, vimos que cada um é um tratado sobre determinado comportamento.

 

4. Código de Ética/Código de Vida

 

Vimos que, organizados por grupos temáticos, os Sermões apresentam-se-nos como um Código de Ética completo ou um Código da Vida, capaz de contribuir efetivamente para extirpar os grandes vícios, a corrupção e os atos anti-sociais na sociedade dos humanos e a injustiça e a igorância e a truculência.

Os Sermões são obras mestras de Grande Educador da sociedade.

 

5. O Macro-texto de Vieira

 

Percebemos então que os Sermões e Cartas de Vieira, e os demais documentos que produziu, são um MACRO-TEXTO. Nele o autor desenvolve, com grande coerência e articulação, os princípios capazes de criar  uma sociedade de pessoas mais livres, solidárias e conscientes. Uma sociedade de pessoas, de gente, que vive e convive, pensa e sente, decide, faz, produz e aprende sempre.

Vimos, enfim, que para Vieira, alcançar estes objetivos é construir um mundo  melhor para todos.

 

6. Evangelização = Humanização

 

Para Vieira, tudo isto é obra da Evangelização de que faz parte a Humanização.

 

IV – CLAVIS PROPHETARUM: ARTICULAÇÃO DA OBRA DE VIEIRA

 

1. O Reino de Cristo na Terra

 

Finalmente vimos que a Clavis Prophetarum  é, de fato a sua obra magna, a grande síntese. A Clavis é sua obra de maturidade.

Com a Clavis Prophetarum Vieira quis articular toda a obra de sua vida.

Onde Vieira quis chegar? Qual o seu objetivo em toda a sua obra múltipla?

-  A Implantação do Reino de Cristo na Terra. Foi isto que ele sempre fez...

-  Na Clavis o luso-Cristo-centrismo evolui para o cristocentrismo.

-  De entre as muitas e grandes utopias que foram se desenvolvendo, na Europa até o sec. XVII,  a Clavis é a única universal em sua proposta e abrangência.

O fato de a Clavis ter chegado até nós inacabada não lhe diminui o mérito e a projeção. Mas parece claro que esta obra foi intencionalmente escondida por alguns séculos...

 

3.      Falso Paradoxo

 

Mesmo com os olhos em Deus, Vieira nunca deixou de pisar firme na terra dos homens.

Como pregou? –“Com os olhos no céu, com os olhos na terra, com os olhos no Evangelho” (Sermão nos Açores, 1654).

Estes elementos garantem a grande unidade de tudo o que fez, dentro de excepcional diversidade de sua atuação.

A Inquisição questionou e refutou a idéia de Reino de Cristo na Terra, acusando autor de judaísmo.

Vieira se defendeu insistindo que é aqui que começa o Reino de Cristo, sim senhor. A questão é saber o que é o Evangelho... Qual Evangelho de cada um... Esta polêmica não acabou.

O paralelismo entre Vieira e Bernardes, feito por A. Feliciano de Castilho,  sempre divulgado, deve ser descartado como inadequado ao pensamento de Vieira.

 

3. Visão Profética da Globalização: A Praça Universal

 

Vieira foi o primeiro que pensou o mundo globalmente. Cunhou a marca

Praça Universal; outros preferem: Feira Universal, onde todos se encontram,

vivem e convivem como na Ágora ateniense...

É uma idéia motriz revolucionária de alto poder de conscientização das pessoas.

É uma idéia profética. Anteviu o nosso mundo globalizado.

 

V- A CHAVE ENCOBERTA

 

1.      A Chave da Obra de Vieira

 

Vieira ao elaborar sua obra máxima, a Clavis Prophetarum, estava dando a chave da leitura de todos os seus Sermões e Cartas: a chave de toda a sua atuação política, diplomática e social. Sabemos agora que em tudo o que ele fez tinha um grande projeto que procurava realizar; implantar o Reino de Cristo na Terra.

Magnífica e desafiante UTOPIA...

Cada um de seus Sermões era o desenvolvimento de um capítulo e de um tema para educar o povo, para despertar a consciência do povo, para superar a mesquinhez que perpassa muitas ações humanas; para dar grandeza às pessoas; para que as pessoas parem de se apequenar a si mesmas.

 

2.      O Projeto de Vieira

 

Efetivamente Viera traçou um grande projeto. Foi desenvolvendo, capítulo por capítulo, no percurso de uma ação articulada e coerente.

Quis estabelecer um grande Código de Ética, que mais diria um  Grande Código de Vida, onde a pessoa é chamada a refletir com consciência e lucidez sobre sua ação, consigo mesma e em suas relações com as pessoas de sua comunidade e do mundo.

A pessoa é chamada a rever e repensar suas ações, convicções e sua coerência com os princípios que adota. É chamada a rever seu projeto de vida e suas relações consigo, com os outros e com Deus. É convidada a se superar.

Esta é uma questão sempre atual e em foco.

 

3. Clavis Prophetarum - Encoberta

 

Depois disto só nos resta sentir pelo que se fez com a Clavis Prophetarum. Por que foi ocultada do público? Quem? Porquê? Para o quê? Mas o sonho não acabou. Sonhar sim, mas em plena consciência.

Está na hora de jogar no lixo da história todas as falcatruas, infâmias e injúrias que a Inquisição e o Pombalismo lançou sobre Vieira e sua obra, e que muitos incautos mal informados ainda repetem.Vieira também está encoberto há 350 anos. Está na hora de descobrir  a obra e o homem e apreciar a herança que nos legou, sem preconceitos e com liberdade.

“Depois de vários anos de estudo dos escritos de Vieira e de muitos dos seus comentadores, ficou-nos muito cedo a impressão de que o essencial de sua obra  ficara traído. Esta impressão foi-se lentamente, transformando em convicção.”

Antônio Lopes SJ. in  Vieira, o Encoberto.

                                      Ed. Principia, Cascais, 1999.

 

 

VI - BIBLIOGRAFIA SUMARÍSSIMA:

 

1-  Vieira, Guerreiro do Humanismo - J. Jorge Peralta, in www.vieira400anos.com.br/estudos.

2-  Vieira, um Grande Mestre a Descobrir - J. Jorge Peralta, in www.vieira400anos.com.br/estudos.

Leia ainda:

3- Vieira, o Encoberto, António Lopes SJ. – Ed. Principia, Cascais, 1999.

4- A Plenificação da História em P. Antônio Vieira. Paulo A. E. Borges, Lisboa, Casa da Moeda, 1995.

5- Vieira – Profecia e Polêmica, José van den Besselaar, Rio, Ed. UERJ,2002.

6- Ver bibliografia básica:

in www.vieira400anos.com.br/vieiraparapesquisadores

 

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